Com foco em entregar 36 leitões desmamados por femêa/ano, a Cargill, em parceria com outras empresas fornecedoras, formou um time especializado no Paraná para desenvolvimento do Projeto Becker 36 

A Granja Becker, em parceria com a Cargill, Agriness e Topigs Norsvin, lançaram oficialmente o projeto Becker 36 no Paraná, marcando mais uma importante conquista e avanço para a suinocultura no país. Desde 2019, a Cargill vem trabalhando em parceria com a Granja para que os objetivos determinados em conjunto com Milton Becker – suinocultor e proprietário do local – fossem alcançados e superados.

Como comenta Laodinei Mossmann, Coordenador Técnico Comercial da Cargill/Nutron, “o objetivo principal da iniciativa foi utilizar de todo o pioneirismo que a Granja Becker possuí na região, adicionando a expertise das empresas parceiras nas áreas de nutrição, inovação, genética e tecnologia, a fim de garantir o resultado de 36 leitões desmamados/fêmea/ano (DFA). Esse número representa 21,67% a mais do que a média da produtividade nacional, que hoje é de 28,2 DFA, segundo dados extraídos do Relatório Anual do Desempenho da Produção de Suínos, 12° edição/2019 da Agriness.

A intenção de atingir esse objetivo surgiu da premiação “Melhores da Suinocultura” organizada pela Agriness. Anualmente, suinocultores do Brasil e América Latina que utilizam o sistema da empresa catarinense em suas granjas e, obtém resultados positivos, são reconhecidos. Nos últimos anos, a Granja Becker já recebeu seis dessas premiações.

A meta de 36 leitões DFA foi definida a partir deste crescente resultado e sucesso nos anos anteriores. Em 2019, por exemplo, teve início uma série de ações que tinha por objetivo alcançar em dois anos a marca de 35 leitões DFA. O resultado superou as expectativas e alcançou, em 2020, a marca de 35,42 leitões/fêmea/ano, com um peso de desmame de 220,75 kg/desmamados/fêmea/ano. Sendo assim, em dois anos de projeto, os índices melhoraram 2,42 leitões a mais por matriz/ano, além do significativo aumento na qualidade dos leitões desmamados.

Para melhorar a produtividade e manter essa qualidade, é necessário muito mais que estrutura. O suporte dos parceiros de nutrição, sanidade e genética tem sido fundamentais para a Granja nesta jornada. Segundo Melissa Valentim, Assistente Técnico Comercial da Cargill/Nutron, percebemos que o projeto só seria possível com o comprometimento de todos da equipe e, também, com a confiança que o Sr. Milton Becker depositou nos parceiros envolvidos. Foi a partir desse apoio mútuo e constante que chegamos até aqui.”

A importância de um programa nutricional em todas as fases

Os programas estratégicos nutricionais são traçados para cada fase dos suínos de acordo com os objetivos de produtividade. E os cuidados com a nutrição das matrizes, vão desde uma avaliação constante da condição corporal, produtividade e consumo, para adequar e suprir toda a demanda para o máximo desempenho.

“No caso da fase de reprodução, à medida que temos um plantel estável em termos de genética e idade média, a nutrição é ajustada para atendimento do peso reprodutivo do animal. Temos que suprir a matriz da sua demanda para a produção de leitões, anexos reprodutivos e desenvolvimento de glândula mamária. O objetivo é que a fêmea permaneça o maior tempo possível no plantel e com alta produtividade”, conta Diana Vivian, Consultora Técnica Regional em Nutrição de Suínos da Cargill/Nutron.

Ao mesmo tempo, questões de sanidade também são acompanhadas nesse processo, como explica Tiago Mores, Consultor Técnico Nacional de Manejo e Sanidade da Cargill/Nutron. “A relação entre sanidade e nutrição são diretamente proporcionais. Animais que são bem nutridos e têm todas as exigências nutricionais atendidas, ganham uma imunidade diferenciada, saúde melhor e maior produtividade”, explica.

Os próximos passos do projeto e a atuação da Cargill em outras granjas 

A Cargill, que tem uma parceria de longa data com a Granja Becker, está comprometida cada vez mais com a proximidade em relação a seus clientes estratégicos. E é neste sentido que a companhia continuará atuando na região: “Queremos ir mais a fundo nos detalhes e estratégias de nutrição e sanidade que podem ter impacto na produtividade das matrizes. Estamos indo para a terceira onda de planejamento de fórmulas, olhando para o plantel, sua imunidade, e dando suporte para fêmea ser ainda mais produtiva”, afirma Melissa.

Durante o lançamento do projeto, Milton Becker comentou que hoje a Granja possuí a melhor assistência técnica, melhor sistema de controle, o melhor trabalho genético e melhor nutrição: “a nível Brasil não tenho dúvida que temos algo diferenciado aqui. E isso se dá pela equipe que temos junto com a gente”, celebra o suinocultor.

Além da Granja Becker, outras granjas também têm recebido o mesmo formato de trabalho. Para Diana, uma equipe dedicada, somada aos profissionais da granja engajados, abordagem técnica e analítica com personalização de nutrição, é a chave para resultados alcançados. “Este formato de trabalho é muito assertivo, e já estamos replicando para outras granjas, obviamente com metas e objetivos diferentes”, finaliza.

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

COMPARTILHE:


Versão de Impressão Versão de Impressão