Nutron Blog
That's right, we only sell 100% organic
+1 (850) 344 0 66
O impacto econômico das perdas dos ingredientes na dieta das fazendas de leite

O impacto econômico das perdas dos ingredientes na dieta das fazendas de leite

Já parou para analisar quantos fatores estão relacionados com a perda dos ingredientes na dieta e o quanto isto está fazendo você reduzir sua eficiência em produtividade? Pois esse artigo vai auxiliar você entender melhor essas perdas, que vão desde o processamento e a armazenagem até a digestibilidade dos ingredientes.

Vamos começar falando sobre silagem de milho, um ingrediente que traz bastante perda econômica. Além da escolha de uma boa variedade de milho para silagem e ponto de corte com matéria seca (MS) entre 30 e 40%, e linha do leite entre ½ e ¾ do grão, também é importante que essa seja bem processada, com tamanho de partícula (comprimento) entre 6 e 13 mm para equipamento sem processador e 13 a 19 mm com processador. Já os grãos devem ser bem quebrados, pois as bactérias ruminais possuem dificuldade para romper o pericarpo (Figura 1).

Figura 1: Anatomia do grão de milho | Fonte: Paes (2006)

Após um processamento adequado, esse material deve ser ensilado, bem compactado e vedado, pois a ensilagem é um processo anaeróbico e esses passos são importantes para redução das perdas já que temos algumas perdas inevitáveis como respiração residual, efluentes do silo e fermentação, por exemplo (McDONALD et al., 1991). De acordo com Okatsu et al. (2018), após abertura do silo devemos realizar uma retirada mínima de 0,29 m/dia do silo para que evite a deterioração da silagem.

Além da silagem, outro volumoso em que observamos grandes perdas econômicas nas propriedades é o feno. Além do ponto de corte o tamanho da partícula/picado, muitas vezes é negligenciado, pois as vacas leiteiras são altamente seletivas com partículas maiores que a largura do seu bocado. Logo, alimentos que são maiores que 5 cm tendem a ser selecionados mais facilmente, resultando em restos nos cochos que muitas vezes são confundidos com sobras. De maneira simplificada os restos são os alimentos que não conseguem consumir e sobras são mais semelhantes com a mistura da dieta que lhe foi ofertada (Figura 2).

Figura 2: Primeira e segunda imagem resto, última imagem do lado esquerdo sobra

Outro ingrediente em que muitas vezes temos prejuízos é o processamento de moagem do grão de milho, pois o ideal é que a moagem seja o mais fino possível para que este tenha o máximo de aproveitamento pelo trato total e consequentemente menor perda de amido nas fezes (Ahmadi, F., et al., 2020).

Os processamentos, armazenamentos e manejo corretos são imprescindíveis para minimizar as perdas dos ingredientes, por isso ter conhecimento básico sobre o tipo de volumosos (úmido ou seco) e concentrado a serem trabalhados na dieta é muito importante para o planejamento correto para reduzir impactos financeiros por perdas como citadas anteriormente e isso logo garante mais lucratividade e saúde animal.

Fazer uso de aditivos como ionóforos, óleos essenciais, leveduras, entre outros é uma excelente estratégia para otimizar o aproveitamento das dietas, tornando-as mais eficientes. A Cargill Nutrição Animal disponibiliza atualmente no mercado aditivos inovadores com função de otimizar digestibilidade e reduzir perdas econômicas, sejam elas por ineficiência da dieta. O Actifor® Boost, aditivo fitogênico, composto por um blend de óleos essenciais, substâncias pungentes e saponinas que possuem objetivo de melhora a digestibilidade proteica e otimização da eficiência do uso da energia (figura 3).

Figura 3: Actifor® Boost

Outro aditivo que a Cargill traz é o Nutritek®, produto inovador que consiste em metabólitos bioativos e com poder antioxidante e polifenóis, proporcionando maior saúde ruminal (aumento de bactérias que degradam fibras e que utilizam ácido láctico, figura 4), aumento de ácidos graxos voláteis no rúmen, maior saúde intestinal, equilíbrio da flora intestinal entre outros benefícios.

Figura 4: Nutritek® comparado a levedura no aumento de AGV`S

São vários fatores que levam a ter prejuízos econômicas de matéria-prima ocasionando redução na produtividade de leite. Por isso o acompanhamento de um bom nutricionista sempre poderá auxiliar nas tomadas de decisões e formulação de dieta equilibrada, que irá otimizar a eficiência produtiva e proporcionar saúde animal, consequentemente irá incrementar maior rentabilidade econômica na fazenda.

Referências:


Ahmadi, F., Ghorbani, GR, Sadeghi-Sefidmazgi, A., Heydari, M., Rafiee, H., & Beauchemin, KA (2020). Performance and feeding behavior of dairy cows fed high-concentrate diets containing steam-flaked or ground corn varying in particle size. Journal of Dairy Science, 103 (4), 3191-3203. https://doi.org/10.3168/jds.2019-17344

McDONALD, P.; HENDERSON, A.R.; HERON, S.J.E. Biochemistry of silage. 2.ed. Marlow: Chalcombe Publication, 1991. 340p.

Okatsu, Y.; Swanepoel, N.; Maga, E.A.; Robinson, P. H. (2019). Impacts of some factors that effect spoilage of silage at the periphery of the exposed face of corn silage piles. Animal Feed Science and Technology, 247:234-247. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2018.11.018.

PAES, M. C. D.; BICUDO, M. H. (1995). Nutritional perspectives of Quality Protein Maize. In:. INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON QUALITY PROTEIN MAIZE, 1995, Sete Lagoas. Quality Protein Maize: 1964-1994: proceedings. [West Lafayette]: Purdue University, 1997. p. 65-78. Editado por Brian A. Larkins, Edwin T. Mertz

Ahmadi, F., Ghorbani, GR, Sadeghi-Sefidmazgi, A., Heydari, M., Rafiee, H., & Beauchemin, KA (2020). Desempenho e comportamento alimentar de vacas leiteiras alimentadas com dietas ricas em concentrado contendo milho moído ou em flocos a vapor variando em tamanho de partícula. Journal of Dairy Science , 103 (4), 3191-3203. https://doi.org/10.3168/jds.2019-17344

Deixe um comentário

Your email address will not be published.