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KPI’s para monitoramento

KPI’s para monitoramento

Lobato et al., (2009) afirma que a melhoria constante dos processos internos de uma organização tem como base a utilização de indicadores de desempenho e as constantes avaliações para tomadas de decisão. Takashima e Flores (2005, p.3) comentam que os “indicadores devem ser associados as áreas do negócio cujo desempenho causam maior impacto no resultado e sucesso da empresa”.

OS KPI’S são métricas quantificáveis que refletem o desempenho de uma organização ou unidade de negócio em direção ao alcance das suas metas e objetivos. Eles refletem os direcionadores de valor estratégico e não somente atividades e processos não críticos. Os KPI’s alinham a organização com metas e benchmarks definidos (Bauer, 2004).

Pelo próprio nome KPI’S (key Performance Indicator) transparece a necessidade de seleção dos indicadores chave, mais importantes para a gestão da empresa ou setor da unidade de negócio, é necessário ter claro quais as expectativas ou objetivos do gestor, quais as variáveis que mostram este objetivo e elaborar quais indicadores medem estas variáveis (Francischini, 2017).

Segundo (Francischini, 2017), para se ter um bom sistema de KPI’S são necessários:

  • Poucos Indicadores, qualquer gestor têm capacidade limitada de análise sobre um volume de informações.
  • Sistema de informação adequado para a coleta, para monitorar é necessário medir e ter um sistema que permita a medição do desempenho de forma confiável e simplificada, caso o contrário o gestor poderá tomar decisões erradas.
  • GAPS devem levar a ações corretivas, todo indicador de desempenho que não atingiu a meta deve ter uma ação corretiva criada em seu processo produtivo.
  • Alinhamento dos indicadores, todos os colaboradores da empresa ou unidade de negócio devem concentrar esforços na mesma direção, portanto os indicadores devem estar alinhados para um mesmo propósito, caso contrário não produzem resultado.
  • Indicadores simples e objetivos, medir um processo que não é claro ou muito complexo geralmente dificulta os colaboradores envolvidos na execução e acaba não trazendo resultado.
  • Indicadores precisam ter metas, se não existe uma meta não é necessário medir, monitorar indicadores tem um custo para empresa.
  • Fazer checagem periódica, quando se cria um sistema de monitoramento é necessário a checagem com períodos de curto tempo entre as checagens, encontrando os desvios, realizando análise de causa e traçando ações corretivas e acompanhando o plano de ação.
  • Ter uma Gestão à vista de indicadores, é necessária uma sistemática de acompanhamento e visualização dos resultados que deve sempre estar atualizada com informações dispostas de uma forma fácil de analisar, geralmente em infográficos.

Após a definição e criação dos indicadores baseados nos pontos citados acima é importante manter o conteúdo organizado em uma matriz de indicadores como mostra o exemplo na Tabela 1 (Adaptado de Santos & Santos, 2018).

Tabela 1. Indicadores de Desempenho na logística

A partir do conteúdo apresentado até aqui, pôde-se reforçar a importância que os indicadores de desempenho possuem, para uma empresa ou área do negócio, por serem os direcionadores de ações e esforços para garantia da obtenção dos resultados.

Referências

Bauer, K, D. KPI’s The Metrics that drive Performance Management, vol 14, ed 9, 2004.

Francischini, P.G. Indicadores de Desempenho, Editora Alta books, p.448, 2017.

Lobato, D. M.; Filho, J. M.; Torres, M. C.; Rodrigues, M. R. A. Estratégia de Empresas, FGV Management, 2009.

Santos, P. V. S & Santos, L. D. P. G. Gestão de indicadores: um estudo de caso no setor de serviços. Brazilian Journal of Production Engineering, vol 4, p115-133, 2018.

Takashima, N. T.; Flores, M. C. X. Indicadores de qualidade e desempenho. Quality mark, 2005.

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