Estresse de calor nas fazendas leiteiras: os pontos-chaves para evitá-lo
O estresse térmico ocorre quando o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) atinge níveis suficientemente altos para interferir nos mecanismos de adaptação dos animais, afetando negativamente sua saúde e desempenho produtivo.
Sob estresse térmico, as vacas leiteiras apresentam aumento da temperatura corporal e frequência respiratória, diminuição na ingestão de matéria seca, perda da condição corporal, acidose ruminal, diminuição da capacidade de resposta imune e problemas reprodutivos, sem falar na forte queda da produção de leite. Além disso, o estresse térmico também tem impacto no crescimento dos bovinos leiteiros, pois quando ele ocorre no final da gestação existe um efeito negativo na saúde, no crescimento e até mesmo na produção futura de leite desta bezerra.
Recomenda-se atenção a alguns aspectos-chave relacionados ao manejo e bem-estar animal, somados ao equilíbrio adequado das dietas e ao uso de tecnologias especificamente projetadas para controlar o estresse calórico em vacas leiteiras. Entre esses aspectos podemos citar:
- Sombra adequada;
- Boa oferta e disponibilidade de água;
- Níveis e qualidade da fibra adequados (controle da acidose);
- Equilíbrio mineral adequado;
- Fontes de proteína e gordura by-pass;
- Uso de tecnologias específicas;
A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, recomenda algumas soluções inovadoras; especialmente desenvolvidas para combater o estresse calórico:
- ICE: mistura de aditivos que reduzem a temperatura corporal e os efeitos nocivos do estresse calórico em vacas leiteiras, melhorando a performance produtiva, componentes do leite e performance reprodutiva.
- Energy ICE: um suplemento energético premium que além do ICE contém gordura by pass rica em ácido palmítico e leveduras vivas
- SoyPass BR: uma fonte de proteína by pass de alta qualidade e palatabilidade
- Nutrigordura Lac: uma fonte de gordura by pass rica em ácido palmítico
O estresse térmico afeta significativamente a produção de leite. A soma de medidas de manejo, instalações adequadas e estratégias nutricionais reduzirão suas consequências negativas sobre as vacas.