Cargill® Cattle View: Uma visão 360° do seu confinamento
O Cargill® Cattle View (CCV) é uma solução que surgiu da parceria entre Cargill e Kasco, com a inspiração de gerenciar sistemas de confinamento com simplicidade e agilidade, através da aplicação de conhecimento técnico e inovação, com ênfase em bem-estar e comportamento animal. A ferramenta utiliza sensoriamento por imagem e aplicação de Inteligência Artificial, mensurando processos objetivamente, antes gerenciados de forma subjetiva. Isto permite o produtor ter informações mais precisas para que haja tomada de decisão de forma mais rápida, assertiva e eficaz.
E como é a experiência do usuário na prática? Todos os dias, em um horário pré-determinado, normalmente antes do primeiro trato, são capturadas imagens aéreas com o auxílio de um drone, que tem voo autônomo previamente configurado. O voo autônomo permite qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha pilotado um drone, possa realizar esta operação. Depois disto, as imagens são carregadas em uma plataforma online e a inteligência artificial gera informações objetivas por lote, que são disponibilizadas em dashboards bem visuais que facilitam a acompanhamento dos índices. A plataforma é integrada com os principais softwares de confinamento disponíveis do mercado, gerando um ambiente de gestão robusto e amigável, com dados confiáveis e auditados, otimizando as práticas de gerenciamento já utilizadas no confinamento.
O CCV está disponível em dois formatos:
- Farm Management, que tem como objetivo facilitar a gestão operacional do dia a dia do confinamento e melhorar desempenho zootécnico e financeiro;
- Asset Management, que realiza a garantia dos ativos bovinos para investidores, gestoras de fundos e bancos.
Atualmente o Inventário real dos ativos bovinos tem 99,3% de acurácia, com este índice em contínua melhoria, e permite a realização de uma auditoria da quantidade de animais real versus a quantidade de animais cadastrada no software, gerando alertas de maneira automática. Isto ganha ainda mais relevância quando consideramos que de 10% a 20% dos dados cadastrados em software de gestão de confinamento são outliers, segundo o Benchmarking de Confinamento Cargill. Com isso, o inventário animal melhora a qualidade da informação, propiciando melhoria zootécnica e reduzindo o risco de crédito financeiro das operações.
Já o monitoramento do Bem-estar e comportamento dos animais resulta no Índice de Bem-estar Cargil (IBC), que é um índice, dentre outras variáveis, que contempla a avaliação da porcentagem de animais no cocho, no bebedouro e deitados, dando objetividade ao gerenciamento destas condições.
Além destas funcionalidades, a leitura do cocho por imagem é uma evolução da leitura de cocho tradicional, já que tem efeito na otimização do tempo deste processo e melhoria de mensuração da quantidade de dieta no cocho, processo que hoje é feito de maneira visual e sujeito a erros e grandes variações.
A solução está em constante evolução, com planos de mensurar e gerenciar outros índices voltados à predição de peso médio dos lotes, monetização do rebanho com índices de mercado por categoria animal e definição de ponto ótimo de abate, bem como a avaliação mais criteriosa da saúde dos animais.
Vale lembrar que o CCV faz parte de um portifólio de soluções digitais da Cargill para a pecuária de corte, que tem todas as ferramentas integradas de forma inteligente, fazendo com que o produtor possa participar da revolução tecnológica do campo rumo à digitalização das operações, otimizando o uso dos recursos e maximizando o lucro.
