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Capacitação de equipe para promover o engajamento e a produtividade

Capacitação de equipe para promover o engajamento e a produtividade

O engajamento das pessoas no time representa um dos principais impulsionador da produtividade e desempenho nas empresas, no entanto, ele pode ser muitas vezes esquecido, mal interpretado ou confundido com o nível de satisfação. Um estudo de 2021 da Gallup revelou que apenas 35% dos funcionários em todo o mundo se sentem engajados no trabalho e que os funcionários ativamente desengajados relatam experiências ruins no trabalho ​​e geralmente são mal gerenciados. A Gallup rastreia as tendências de engajamento dos funcionários perguntando a uma amostra aleatória da população trabalhadora sobre elementos específicos do local de trabalho que se vinculam a muitos resultados organizacionais, incluindo lucratividade, produtividade, atendimento ao cliente, retenção, segurança e bem-estar geral. Os vencedores do Gallup Exceptional Workplace Award (GEWA) têm em média 73% dos trabalhadores engajados na mesma métrica e mostram que dobrar o engajamento dos funcionários é possível e melhora a produtividade e o bem-estar. Um aumento no engajamento também mudaria a eficiência com que os líderes podem implementar nova iniciativa (Harter, 2021).

O nível de dedicação e entusiasmo que os funcionários sentem em relação ao seu trabalho representa como está o seu engajamento. Preocupações com seus resultados, com o desempenho da empresa e principalmente sentem que seus esforços podem fazer diferença e proporcionar aumento da produtividade e lucratividade. Um programa de engajamento de funcionários vinculado à cultura e aprendizagem corporativa podem incluir uma série de iniciativas para que os funcionários se sintam valorizados. Para se sentir engajado, o funcionário deve entender seu papel e propósito dentro do time e da empresa. Bons gestores podem ser catalisadores do entusiasmo dos funcionários e são os principais motivadores do espírito de equipe.

Os funcionários precisam desenvolver e aperfeiçoar as competências adequadas para exercer suas funções e assim sentirem que estão em condições de contribuir para os resultados do time e da empresa. Eles também precisam de autonomia sobre sua capacitação e desenvolvimento, tanto pessoal como profissional para se sentirem confiantes e satisfeitos. Isso aumenta a responsabilidade na busca e dedicação para o seu desenvolvimento, sua aprendizagem e consequentemente das decisões e melhores desempenhos.

Equipes altamente engajadas trabalham com mais eficiência e entusiasmo, sabendo que seu trabalho será valorizado em relação às entregas e desempenho. Estes pontos podem proporcionar vários benefícios como: 1- Lucratividades 21% superiores e conquistada através de expectativas claras sobre o desempenho, ferramentas e um suporte adequados (Beheshti, 2019); 2- Redução do absenteísmo proporcionado pelo melhor equilíbrio da vida pessoal e profissional; 3- Menor rotatividade de funcionários e maior retenção de talentos; 4- Melhores resultados para os clientes.

Há muitas razões pelas quais os funcionários podem se sentir desengajados, como por exemplo, o fato de que embora as empresas geralmente satisfaçam suas necessidades de desenvolvimento profissional, elas nem sempre oferecem de forma clara um desenvolvimento formal ou estruturado (Hamori et al., 2012). Para 90% dos profissionais de aprendizagem o envolvimento dos participantes é uma das principais preocupações, e esta deve ser ainda maior na chegada do novo colaborador com uma integração e onboarding devidamente planejado e eficazmente executado.

Estratégias de engajamento corretas garantem que os funcionários apresentem atitudes e comportamentos corretos em relação ao aprendizado. Caso contrário, um programa de treinamento poderá fracassar, causando desperdícios de tempo e dinheiro. Portanto, não podemos sujeitar os alunos a treinamentos que não sejam fantásticos. É por isso que os cursos ou treinamentos corporativos precisam ser envolventes e genuinamente relevantes para os participantes, dando a eles ferramentas práticas para impulsionar sua carreira profissional e sua vida pessoal. Estes fatos demandam ações educacionais e treinamentos com abordagens interdisciplinares, mudanças no estilo de ensino e aprendizagem, podendo ocorrer através da combinação entre aprendizagem formal e informal, tendo papel chave nestas ações as escolas ou universidades corporativas que normalmente são gerenciadas pela área de treinamento e desenvolvimento das empresas.

Com base nestas informações, existe a necessidade da busca constante por novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem no protagonismo dos alunos ou participantes, elevando a motivação e promovam a autonomia destes. Assim, atitudes como a de escutar eles, valorizar suas opiniões, exercitar a empatia, responder aos questionamentos e encorajá-los nas atividades, são grandes motivadores e engajadores, pois criam um ambiente favorável à aprendizagem. O desenvolvimento e a capacitação eficaz de adultos seguem métodos andragógicos e não os pedagógicos, onde normalmente são realizados com base na natureza e nas características dos participantes e objetivos do time e empresa. É amplamente articulado que, embora os processos mentais e psicológicos internos envolvidos na aprendizagem possam ser semelhantes a adultos e crianças, uma vez que se baseiam em estruturas biológicas, algumas outras variáveis que afetam o processo geral de aprendizagem, uma vez que derivam de características sociais, psicológicas, situacionais e experiências ou conhecimentos prévios (Thakur et al., 2021). A expectativa de desenvolvimento e aprendizagem adotado na Cargill (figura 1) segue bases andragógicos, tendo como ponto central a dedicação e a responsabilidade do funcionário na busca pelo seu desenvolvimento e capacitação.

Figura 1: O PRINCÍPIO DE APRENDIZADO 70/20/10 | Fonte: Greenbook Cargill

Algumas condições importantes para a aprendizagem de adultos são: Eles sentem a necessidade de aprender e ter uma opinião sobre o que, por quê e como eles vão aprender. A participação voluntária é quase sempre preferível em relação à participação obrigatória, pois, quando os adultos se envolvem na aprendizagem por vontade própria, eles são mais comprometidos com o processo. A participação voluntária está relacionada à autodireção, no centro da qual estão os adultos que gostam de ser protagonistas.

As metodologias clássicas de ensino são menos eficientes para atingir os resultados esperados em várias atividades e ações de capacitação e desenvolvimento de adultos. Sendo mais apropriado as metodologias ativas, pois desafiam os participantes a assumirem uma posição proativa frente a realidade, capacitando-os a elaborarem e planejarem formas e estratégias de inovar e solucionar problemas de forma eficiente (Mclaughlin et al., 2019). Uma metodologia que está ganhando cada dia mais espaço é o design thinking, já que ele estimula a resolução de problemas complexos de forma ativa, criativa e colaborativa (Thakur et al., 2021).

A cultura e as ações de capacitação e desenvolvimento dos funcionários representam fatores-chaves para o engajamento deles, pois demonstram aos colaboradores que a empresa se preocupa com eles e lhes dá a oportunidade para aprenderem novas competências e desenvolverem-se, tanto no lado pessoal como profissional. Porém, a abordagem precisa encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador e os objetivos da empresa, sendo que melhorar a experiência dos funcionários irá elevar a satisfação, o engajamento, a produtividade e os resultados dos clientes.

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