- Nutron Blog - https://blog.nutron.com.br -

De bezerras a vacas produtivas no tempo certo, maximize suas chances na criação de novilhas melhores

As novilhas de reposição representam 25% dos custos de um fazenda leiteira, mas esse investimento pode variar significativamente com base na eficiência do seu programa de nutrição e no número de novilhas em seu plantel. A Nutron/Cargill trabalha com produtores de todo o país para desenvolver planos de sistema de crescimento de crescimento para o gerenciamento de animais jovens, a fim de otimizar o custo por ganho de peso e a produção de leite ao longo da vida. Aqui estão alguns dicas para você montar um bom e eficiente plano de criação de animais jovens

Os benchmarks tradicionais sugerem que 24 meses é uma meta apropriada para a idade ao primeiro parto, enquanto especialistas mais recentes reduziram essa meta para até 22 meses.

A idade ao primeiro parto correta é a que melhor se adequa às suas vacas, não às médias da indústria. Examine os resultados do crescimento de suas bezerras e novilhas e os dados de lactação das novilhas que nascem aos 21, 22, 23, 24 e 25 meses de idade em seu rebanho. As descobertas podem surpreendê-lo e ajudarão você a encontrar o ponto ideal em sua propriedade leiteira para uma meta de Idade ao Primeiro Parto (IPP)

Depois de conhecer a Idade ao Primeiro Parto (IPP) ideal para suas Novilhas, construa uma curva de crescimento desejada para que as suas metas de altura e peso atinjam a IPP ideal. As novilhas devem atingir 94% do peso corporal maduro, portanto, usando o peso médio ao nascer e a meta da IPP que você tem, defina as metas de altura e peso em estágios-chave do desenvolvimento, exemplo peso corporal aos 90, 12, 24 meses.

Exemplo abaixo refere-se a vaca holandesa com peso maduro de 650 kg.

Alturas e pesos devem ser medidos nos estágios-chave da sua curva de crescimento e plotados em um gráfico para ver como está o programa de Bezerras & Novilhas. Acompanhe para garantir que os resultados do crescimento não estejam acima ou abaixo dos objetivos. Isso é útil para identificar gargalos no seu programa. Além disso, entenda seus custos e o custo por kg de ganho o máximo possível, para encontrar onde estão as suas deficiências

FAÇA CONTROLE PERIÓDICAMENTE

Alimentar muitas novilhas pode ser um dreno significativo de lucro em um fazenda leiteira. Como você sabe se você tem muitos? Um rebanho onde as novilhas parem aos 23 meses com uma taxa de descarte de 30%, precisa de 63 novilhas por 100 vacas para manter o tamanho do rebanho. Altere a idade do primeiro parto para 24 meses e a taxa de descarte para 40%, e o mesmo rebanho precisa de 88 novilhas por 100 vacas. Ver tabela abaixo para ajuda-lo a encontrar seu ponto ideal. Você pode nem querer criar todas as vacas em aberto. No mercado atual, qualquer novilha extra deve ser vendida o mais cedo  possível.

Um desmame bem sucedido começa na primeira semana de vida de uma bezerra. Sabemos por pesquisas que uma bezerra precisa ingerir 112  a 220 g de ração por dia para iniciar o desenvolvimento ruminal. O NUCLEO NUTRONMILK INICIAL apresenta uma ótima palatabilidade para atrair a ingestão das bezerras a partir do terceiro dia de idade. Nosso balanceamento de carboidratos também favorece uma maior ingestão. Incentivar a ingestão inicial com apenas alguns punhados de ração pode consumir tempo, mas o trabalho árduo será recompensado.

As bezerras que são alimentadas com muito leite não consomem os alimentos secos necessários para desenvolver adequadamente o rúmen. De fato, uma análise feita pela Penn State Univerity constatou que, para cada 200g a mais de leite ou substituto de leite alimentado por dia (base seca), as bezerras deixavam de ingerir cerca de 150 g de ração inicial. Certifique-se de ajustar o programa de alimentação líquida às suas metas de idade ao desmame, ganho diário e custo por quilo de ganho. Para fazendas que alimentam mais de dois quilos de sólidos de leite por dia ou substituto do leite, é necessário um cuidado extra para garantir que as bezerras estejam comendo bastante antes de serem desmamadas.

Todo mundo sabe que os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, mas quando se trata de programas de nutrição de bezerras, demoramos a prestar atenção neles. O programa NutronMilk Start faz a afirmação ousada de que a proporção de aminoácidos, não a porcentagem de proteínas, é o que impulsiona o crescimento nesta fase inicial. Uma proporção ideal de aminoácidos significa que a lisina, a metionina e a treonina são equilibradas para impedir que limitem a utilização de proteínas para o crescimento. O resultado é que a bezerra é capaz de usar a proteína para o crescimento muscular e ósseo, em vez de perde-la na urina e nas fezes.

Ao desenvolver o Programa NutronMilk Start, a Nutron/Cargill foi além do básico e entrou na saúde do intestino para avaliar o que realmente estimula o desenvolvimento do rúmen. Um intestino delgado saudável pode reduzir o risco de escoriações e maximizar a eficiência de  utilização dos nutrientes que voce alimenta. A Cargill testou essa tecnologia, chamada nutrição avançada NEOTEC4®, em bezerras com menos de 60 dias de idade em nossas instalações em Elk River, nos EUA e descobriu que o NEOTEC4® ajudou a melhorar a ingestão de alimentos, aumentou ganho de peso, melhorou a eficiência alimentar e aumentou o Frame (desenvolvimento muscular e ósseo) e reduziu a incidência de diarreia em 23%.

Minerais e vitaminas são importantes para o crescimento das novilhas. Manter níveis inadequados pode afetar a eficiência da alimentação, o desenvolvimento do casco, a reprodução e a integridade do sistema imunológico. As deficiências não podem afetam imediatamente o crescimento, mas podem aparecer como no futuro como baixo desempenho reprodutivo ou saúde prejudicada.

As vacas começam a experimentar os efeitos negativos da superlotação com uma densidade 20% acima do ideal, e é razoável supor que que as bezerras também o fariam. A escassez de espaço para bebedouros e comedouros contribui para comportamentos agressivos e condições corporais irregulares. As novilhas dominantes podem ficar super condicionadas, enquanto as mais tímidas geralmente ficam aquém de suas necessidades nutricionais. As novilhas com baixo peso e com excesso de peso podem ser um desafio para se reproduzir. A superlotação sobrecarregará as instalações, a qualidade do ar e o gerenciamento dos animais.

Se você produtor precisar avaliar como está seu plano alimentar para bezerras e novilhas, consulte um consultor da Nutron/ Cargill e ele poderá ajudá-lo.

OBJETIVOS ESPERADOS PARA UM ÓTIMO DESENVOLVIMENTO DE BEZERRAS  & NOVILHAS (Programa NutronMilk Start)

Na fase de bezerras e novilhas nós temos respostas que são vistas no curto e no longo prazo. No curto prazo o produtor vai perceber animais mais saudáveis e ativos, com fezes mais consistentes, maior ganho de peso e altura, melhor performance reprodutiva aos 13-14 meses, menor custo até o início da lactação, entre outros.

No longo prazo, o produtor vai ter novilhas parindo com melhor performance produtiva (mais leite), com melhor eficiência alimentar (mais leite com o mesmo alimento), melhor performance reprodutiva e mais saúde. Tudo isso acontece porque os animais nascem com um potencial genético que se manifesta ao longo da vida através do cumprimento de metas específicas de crescimento por fases. Toda vez que estas metas não são cumpridas, o animal perde a chance de produzir mais e ser mais eficiente ao longo de sua vida.

 

Antonio Cesar Pedroso Aleixo

Médico Veterinário

Gerente de Produtos Gado Jovem

COMPARTILHE:
[1] [2]