Nutron Blog
That's right, we only sell 100% organic
+1 (850) 344 0 66
A importância da formulação da ração para a resposta produtiva da vaca leiteira

A importância da formulação da ração para a resposta produtiva da vaca leiteira

A formulação de dietas para vacas leiteiras é muito importante na gestão das propriedades pois representa entre 40 e 60% do custo de produção, incluindo forragens e ração. No Brasil, a utilização de ração na atividade leiteira é prática geral, desde pequenos a grandes produtores, e quando se inclui esse insumo na alimentação é preciso utilizá-lo de forma eficiente. Portanto, conhecer as exigências nutricionais dos animais, a composição dos alimentos e ter habilidades com softwares para calcular a melhor formulação são itens imprescindíveis, pois muitas variáveis precisam ser levados em consideração.

Mas afinal, o que é o processo de formulação?

Existem diversos sistemas de nutrição utilizados pelos nutricionistas para realizar formulações para vacas leiteiras, cada um com suas particularidades. A nutrição de precisão começa com uma boa coleta de dados dos animais na fazenda, dentre eles a produção e composição do leite, o peso vivo e estágio de lactação, primordiais para estabelecer as exigências de vários nutrientes. Geralmente, os sistemas de nutrição estimam um requerimento da vaca média e quando possível suas variações. Tendo como um exemplo o que é um requerimento, vamos utilizar a exigência de energia por uma vaca. O peso corporal é utilizado como base para estimar os requerimentos de energia de mantença, e podem considerar também a topografia do terreno e a distância que o animal percorre até a sala de ordenha. A energia requerida para o crescimento considera a taxa de crescimento e a composição do ganho. O requerimento energético para reprodução é baseado no estágio de gestação e no tamanho do feto. E por fim, a energia requerida para produção de leite leva em conta a quantidade de leite produzido e a sua composição. O requerimento total de energia por uma vaca é a soma de todos os requerimentos individuais: mantença, crescimento, reprodução e produção de leite (NASEM 2021).

Uma vez estimado o requerimento do animal, conhecer os ingredientes que irão compor a dieta e possuir um banco de alimentos com análise da composição de forma precisa e rápida é premissa básica no processo de formulação. Para isso, existem alguns métodos laboratoriais que determinam a composição dos alimentos. A análise por química úmida é um método convencional e seguro, porém, requer mais tempo e trabalho em sua execução. Outro método é o que utiliza a tecnologia NIR (Near Infrared Reflectance), com base no estudo da absorção da luz do infravermelho próximo (energia), onde um feixe de luz é emitido sobre a amostra e medida por vibrações moleculares em compostos orgânicos. É um método preciso e rápido, que permite o nutricionista formular com robustez e agilidade. A Cargill conta com a maior base de dados do mundo, laboratórios completos de química úmida para garantir um controle dos dados de referência NIR e o maior banco de dados NIR, com mais de 12 milhões de nutrientes analisados por ano. Aqui no Brasil atuamos por meio da Nutron, nossa marca de Nutrição Animal, que possui duas estruturas laboratoriais disponíveis para atender as demandas dos clientes, onde realiza análises via NIR e química úmida e, além disso, calcula novos nutrientes a partir de nutrientes já analisados, através do sistema Autocalc®, ou seja, os nutrientes gerados via NIR são utilizados em equações que geram 277 novos nutrientes.

A formulação de rações deve estar conectada diretamente com as necessidades do campo e o nutricionista de fábrica conhecer a realidade das fazendas e seus principais desafios dentro dos diferentes sistemas de produção. O Cargill Nutrition System (CNS) é o sistema de nutrição da Cargill que nos auxilia conectar a composição da ração/dieta com a performance dos animais, considerando a composição real dos ingredientes bem como o custo das matérias-primas. Por trás desse sistema existe muita pesquisa e desenvolvimento, com dois centros de inovação global que realizam estudos sobre requerimentos/nutrição e pesquisas em aditivos melhoradores de desempenho animal. Além disso, centros de aplicações de tecnologia para validação local das soluções globais e parcerias com universidades realizando pesquisas. Nossas soluções em nutrição são suportadas por ferramentas de formulação em fábricas, otimizando as fórmulas de rações e possibilitando a formulação de dietas dentro das fazendas.

Por último e não menos importante, o custo das matérias-primas tem impacto direto na formulação e a eficiência na compra de insumos afeta fortemente o processo dentro das fábricas. Em um ano com preços elevados de matérias-primas, devido aos altos custos de produção, o mercado de grãos mantém-se aquecido e sem previsão de queda expressiva (Conab, 2022). Mas além de comprar bem, a escolha de fornecedores com boa procedência, o transporte e armazenamento possuem um impacto significativo no custo de produção das rações. Para isso, buscar equilíbrio entre performance dos animais e os custos é papel fundamental do nutricionista da atualidade.

Pensar no sistema de produção de leite vai muito além da formulação. Hoje é fundamental nutrir com saúde focando em desempenho e eficiência no processo de produção de leite, sem deixar de lado a adoção de práticas de manejo visando o bem-estar animal e a sustentabilidade no sistema de produção. Pensando nisso, o NutronMilk Fábricas te entrega uma solução completa para você ter um resultado concreto! 

Referências

NASEM (National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine), 2021. Nutrient Requeriments of Dairy Cattle. 8th rev. ed. The National Academies Press. Washington DC.

Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). “Safra 2022/23: Produção de grãos pode chegar a 308 milhões de t impulsionada pela boa rentabilidade de milho, soja e algodão”. Publicado em 24 de agosto de 2022.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.