A fábrica da Cargill Nutrição Animal em Chapecó (SC) acaba de receber do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma importante certificação: a de isenção de Ractopamina, um aditivo utilizado para aumentar a deposição de carne e reduzir o acúmulo de gordura nos suínos.

O uso de Ractopamina é proibido em alguns países como China, Rússia e Taiwan – regiões que são grandes importadoras de carne suína. Por isso, o MAPA regulamenta as indústrias e realiza um processo de certificação especial para empresas que têm como um de seus focos a produção voltada para mercados estrangeiros com essa restrição.

Para ser certificada, a unidade de Chapecó (SC) passou por uma rigorosa avaliação conduzida por fiscais do Ministério, que envolveu uma análise detalhada de processos, fluxos e documentos. “Após uma avaliação criteriosa realizada pelo MAPA, fomos certificados como livres da Ractopamina. Além desta certificação, a planta está classificada no Grupo-1 da Instrução Normativa nº04/2007 de boas práticas de fabricação (BPF) – a mais alta classificação possível no ranking – e possui certificação Nível 2 do Sindirações (BPF e APPCC). ” – celebra Carla Menegues, Gerente de Regulatório & Qualidade na Cargill Nutrição Animal.

Do ponto de vista comercial, há também o que se comemorar! Segundo João Fausto, Líder de negócios suínos na Cargill Nutrição Animal: “com essa certificação, atenderemos às exigências dos nossos parceiros de negócio e do comércio internacional, assegurando que estamos contribuindo com a exportação de produtos de qualidade e respeitando todos os critérios exigidos pelos países compradores”, comenta.

Agora, a unidade de Chapecó (SC) se une às fábricas da Cargill Nutrição Animal em Toledo (PR) e Itapira (SP) – localidades que já possuem essa certificação.

 

Segurança dos alimentos na Cargill

A Cargill está comprometida em ser líder global na segurança dos alimentos. Nutrimos bilhões de pessoas todos os dias ao fornecer uma fonte segura de proteína animal. Nossos clientes depositam em nós a confiança de que nutriremos e manteremos a segurança de seus animais.

Por isso, mantemos internamente sistemas e práticas avançadas para garantir essa qualidade. Seja por meio de processos de produção bem definidos, treinamentos contínuos com toda a empresa ou cumprindo com os requisitos do Manual de Segurança dos Alimentos da Cargill, que tem como base os requisitos da FSSC 22000, estamos comprometidos em entregar aos nossos parceiros de negócio qualidade e segurança.

COMPARTILHE:


Versão de Impressão Versão de Impressão