Pesquisadores do Reino Unido avaliaram as propriedades do sorvete enriquecido com licopeno para o tratamento da acne. O estudo foi realizado pela Lycotec Ltd. (Cambridge, Reino Unido) em colaboração com o Instituto de Cardiologia do Ministério da Saúde da Federação Russa (Saratov, Rússia) e publicado no Journal of Dairy Science. Foi analisada a influência nas características morfológicas da superfície facial da pele de voluntários saudáveis após ingestão de sorvete enriquecido com licopeno.

Voluntários saudáveis receberam, durante quatro semanas, intervenções de forma cruzadas e randomizadas com sorvete convencional e com sorvete enriquecido com licopeno. Componentes residuais da superfície da pele da face foram tiradas antes das intervenções, após duas semanas e ao final do estudo.

Os resultados mostraram que as concentrações de licopeno aumentaram constantemente durante o consumo de sorvete enriquecido. Os autores disseram também que tanto o dano oxidativo inflamatório quanto os valores da proteína lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) diminuíram significativamente no final da intervenção com sorvete enriquecido com licopeno. Foi concluído que o sorvete enriquecido com licopeno é um novo alimento funcional com propriedades antioxidantes claras.

O licopeno é um antioxidante bem conhecido e com propriedades positivas para a saúde. Por possuir insolubilidade em água, ter alto ponto de fusão, limitada estabilidade química e baixa biodisponibilidade, ele é um desafio para novos alimentos funcionais. No entanto, como o licopeno é lipossolúvel, ou seja, é solúvel em gordura e óleos, sua biodisponibilidade pode ser aumentada no sorvete, tornando o alimento uma escolha adequada e, além de tudo, saborosa para a suplementação, especialmente para o público jovem.

Fonte: Journal of Dairy Science, dec, 2018.

COMPARTILHE:


Versão de Impressão Versão de Impressão