Um sistema inune ativo é fundamental para ajudar na prevenção e recuperação de infecção, sejam elas causadas por vírus, bactérias e outros agentes patogênicos. Por isso, em tempos de desafio imunológico, como a pandemia de Coronavírus que o mundo está vivendo, é importante se alimentar bem, para estimular a imunidade. Vários estudos mostram o papel dos lácteos sobre o sistema imune.
Confira os principais motivos para consumir mais lácteos durante a pandemia de Coronavírus:

🐮🥛 O leite é a principal fonte natural de cálcio, mineral que tem um papel central na regulação, sobrevivência, ativação e proliferação de células do sistema imune, como os linfócitos, essenciais para combater as infecções.

🐮🥛 O leite é rico em gangliosídeos, substâncias relacionadas à prevenção de infecções, especialmente em crianças. Os gangliosídeos agem como receptores falsos, se unindo aos patógenos e impedindo que exerçam sua função de causar doenças.

🐮🥛 O consumo regular de iogurte atua positivamente sobre o sistema imune, combatendo infecções. Um estudo recente mostrou que o consumo regular de iogurte reduziu a ocorrência de resfriados, tosse e coriza, sintomas clássicos das infecções por Coronavírus.

Fontes:
Journal of Nutrition. 129: 1492S-1495S.
Nature Immunology 10, 1275-1282
British Journal of Nutrition, 98 Suppl 1:S68-73

COMPARTILHE:


Versão de Impressão Versão de Impressão