Seguindo o espírito inovador que está impresso no DNA da Nutron, estamos mais uma vez trazendo inovações tecnológicas globais para a nossa linha de núcleos e premixes para dietas de vacas em lactação. Neste artigo, compartilhamos com você os bastidores do desenvolvimento de uma linha de produtos completa para atender diferentes sistemas de produção de leite em abrangência nacional.

A construção de um portfólio robusto de produtos envolve mais do que uma simples revisão de literatura, partindo primeiramente da busca pelo atendimento das necessidades do produtor em realidades distintas, considerando as opiniões dos interessados diretos, dados de mercado, resultados consistentes de pesquisa e inovação.

 

Pesquisa em Nutrição Animal

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, conta com dois Centros de Inovação Globais dedicados às pesquisas e desenvolvimentos na área de nutrição. Os trabalhos de pesquisa são conduzidos por pesquisadores altamente capacitados, que atuam em parceria com as principais universidades ao redor do mundo e nos permitem frequentemente revisar os requerimentos nutricionais de vacas de leite e o resultado dos principais aditivos alimentares.

A revisão dos requerimentos nutricionais é importante para que sejam ofertados os nutrientes específicos para cada fase produtiva do bovino leiteiro. Dessa forma, nossos nutricionistas se diferenciam na tarefa da formulação de dietas, entregando ao produtor fórmulas mais precisas, seguras e eficientes.

A avaliação dos principais aditivos nos centros de pesquisas da Cargill traz uma grande vantagem competitiva para nossos clientes, pois nos permite entender e escolher as melhores soluções disponíveis no mercado para os mais diversos sistemas de produção. Com um banco robusto de resultados da aplicação destas tecnologias, tanto in vivo quanto in vitro, garantimos melhores desempenhos dos animais, maior lucratividade para o produtor, além de agilidade e segurança na tomada de decisão.

 

Foco nas Necessidades dos Clientes

A Nutron é formada por um time de Coordenadores, Assistentes e Consultores Técnicos, que junto aos Gerentes de Produtos, Gerentes de Negócios e Representantes, estão em constante contato com as fazendas, fábricas de rações e laticínios. O network formado por este time, que se movimenta em todas as camadas do setor produtivo, permite uma rica troca de informações, possibilitando a identificação de oportunidades, dificuldades e tendências futuras no mercado, sobretudo, de produto lácteos.

A participação dos times técnico-comerciais na construção de uma linha é muito maior do que eles mesmos imaginam, pois cada ligação, cada reunião ou visita realizada no cliente traz sempre informações valiosas, que são consideradas no momento de oferecermos a melhor solução aos produtores, não somente para hoje, mas também para o futuro.

Inteligência de Mercado

A Cargill realiza pesquisas em nível local e global para entender as necessidades dos consumidores de proteína animal e direcionar seus investimentos, ajudando o produtor a se adequar às necessidades do mercado. O resultado de um dos estudos mais recentes levou a Cargill investir em duas empresas de aditivos e revisar sua estratégia de atuação e avanço no mercado. Este estudo mostra que, embora haja diferenças marcantes na renda entre os diferentes países do globo terrestre, existe a tendência de o consumidor procurar por alimentos produzidos de forma sustentável, respeitando o bem-estar animal e, em algumas situações, estando dispostos a pagar um pouco mais por isso.

O entendimento do mercado mostra que, cada vez mais, o produtor precisa estar próximo do consumidor, entendendo suas necessidades, e assim se tornando capaz de mostrar o trabalho de excelência que é desenvolvido para oferecer um produto seguro, de qualidade e de forma sustentável.  Neste sentido, estamos inovando com aditivos naturais que melhoram a performance dos animais, trazem maior retorno ao investimento e ainda são muito bem aceitos pelos consumidores.

Evolução dos Sistemas de Produção

Em âmbito nacional, ao longo do tempo, o mercado do leite passou por fortes flutuações de preços e margens, com produtores muitas vezes trabalhando no vermelho, com redução no número de propriedades, mas aumento na escala de produção. Percebemos ainda grandes investimentos em bem-estar animal, através de instalações melhores e mais confortáveis, mais investimento em treinamento de mão de obra, formulação de dietas, programas sanitários e genéticos, além de um foco maior na gestão da propriedade.

A tendência de mudança de sistemas de produção em pastagens para sistemas cada vez mais fechados (free-stall, compost barn), onde o volumoso é proveniente de pastagens conservadas, altera a necessidade de suplementação de alguns minerais e, principalmente, vitaminas. Por isso, entender o que passa a ser necessário nessa suplementação está diretamente ligado ao aumento da produtividade de sistemas mais intensivos.

Conclusões

De forma geral, devemos sempre buscar tecnologias para melhorar a eficiência de uso dos recursos existentes nas fazendas leiteiras, melhorando a rentabilidade do produtor, a saúde e bem-estar dos animais e a qualidade do produto final: o leite. Com este espírito inovador, reforçado no início deste artigo, pioneirismo e expertise em vacas leiteiras, a Nutron lança a nova linha NutronMilk, trazendo a tecnologia dos fitogênicos da Europa e dos compostos bioativos de fermentação do mercado norte-americano.

Como você pode ver, o desenvolvimento de uma linha de produtos é algo complexo e multidisciplinar, além de ser um trabalho contínuo para atender e superar as expectativas de nossos clientes. Você é nosso convidado a embarcar na nova era da produtividade, saúde e lucratividade com a nova linha NutronMilk.

Para conhecer melhor nossas soluções nutricionais, entre em contato com alguém da nossa equipe comercial ou pelo telefone 0800 979 9994.

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