Você sabe exatamente o plano operacional nos próximos 12 meses em sua fazenda?

Ou melhor, tem ideia da Rentabilidade Anual sobre o Capital Investido na operação de Pecuária?

E quanto seu negócio vai crescer nos próximos 5 anos?

Estas perguntas realmente são geradoras de reflexão e, se você respondeu sim em todas elas, é provável que tenha maior engajamento de todos os funcionários da fazenda e sucesso na busca por resultados. Afinal, este é o objetivo de se ter uma Estratégia clara e um Plano Tático Anual: criar uma cultura gerencial e ser eficiente no atingimento de metas junto com o time!

A partir da década de 1990 a atividade de Pecuária passou a ter margens estreitas devido à abertura de mercados e precificação da carne como comodity e, desde então, a gestão profissional tem tido cada vez mais importância para o pecuarista. Quando falamos em Gestão, necessariamente estamos pensando em uma cultura guiada por fatos e dados e focada em bater metas. A fazenda que respira uma cultura gerencial é eficiente e atinge resultados longe dos olhos do dono e o propósito do negócio é claro em todos os níveis.

E o que mede o sucesso de uma empresa de Pecuária de Corte? 

Anualmente realizamos o Benchmarking de Pasto e o Benchmarking de Confinamento com clientes Nutron e, em ambos os materiais, tivemos uma clareza sobre a mudança de modelo mental do pecuarista brasileiro. Quando perguntamos “Qual o indicador responde pelo sucesso do seu negócio?”, a Rentabilidade foi o índice que a maioria dos produtores escolheu. Isto reforça o conceito de que o produtor rural tem uma visão de investidor que exige retorno sobre capital investido e remuneração do negócio.

Os índices de rentabilidade relacionam-se ao tipo de retorno que a empresa gera. Pode ser em relação aos investimentos financeiros, aos seus ativos e ao seu patrimônio líquido.

Na prática, dois índices de relação de patrimônio são comumente utilizados para a avaliação de Rentabilidade na Pecuária de Corte:

  • Lucro / Rebanho Inicial: este índice é considerado como a Rentabilidade do negócio;
  • Lucro / Patrimônio Total (Rebanho + Fazenda): também é interessante de se avaliar se considerar a rentabilidade do patrimônio total.

Normalmente, o valor da terra é considerado separadamente como um investimento imobiliário, já que as terras têm valorização histórica positiva mas esta avaliação pode ser específica de cada negócio.

Em tempos de Taxa Selic a 2%, é cada vez mais importante saber avaliar estes índices de Rentabilidade pois a busca por investimentos de maior risco em diversos setores tem sido crescente e o Agro desponta nos negócios mais promissores da próxima década.

Para ganhar dinheiro é preciso saber como gastar!

A prática do orçamento empresarial dentro de um Plano Tático Anual é uma das técnicas administrativas mais utilizadas pelas grandes instituições empresariais e tem se tornado cada vez mais presente na administração de empresas.

Sem a realização do orçamento de médio e longo prazo, trabalha-se pensando somente no mês (faturamento) e não é muito raro as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa, o que leva a um desalinhamento estratégico, onde cada um faz o que “entende como melhor para empresa”.

E qual a melhor forma de realizar um Plano Tático aplicado à Pecuária de Corte? Por onde devemos começar?

Ter um diagnóstico da situação atual é importante pois através dele as lacunas e oportunidades serão identificadas e trabalhadas estrategicamente. O ideal é que você tenha uma visão a longo prazo, em torno de 5 anos, de onde quer chegar com índices estratégicos como Receita Bruta Total, EBTIDA, Taxa de Crescimento Anual, Volume de Animais, etc… Depois de estruturada a estratégia de longo prazo é possível criar o Plano Tático Anual. Mas se você não tem esta visão de longo prazo, não se preocupe. Comece pelo planejamento anual pois isto fará com que você tenha conhecimento do próprio negócio e ficará mais fácil traçar um plano de longo prazo depois.

Do ponto de vista econômico, o ponto de partida do Plano Tático Anual é a Rentabilidade mínima sobre o capital investido que é a taxa de remuneração do capital que justifica a continuidade do negócio frente à outras oportunidades de aplicação do dinheiro.
Do ponto de vista operacional, é interessante que se tenha uma visão ampla de oportunidades e ameaças do ambiente externo e das forças e fraquezas para dentro da porteira. Para isto, utilizamos a análise de SWOT.
Tendo Diagnóstico de lacunas, Rentabilidade Mínima e SWOT é hora de realizar o plano de Voo.

Estruturando o Plano de Voo
A pecuária tem uma previsibilidade produtiva alta e por isso conseguimos, através do plano operacional, prever a lotação, produção e evolução do estoque de arrobas auxiliando o plano de longo prazo e decisões comerciais de compra e venda de animais, alinhando capacidade suporte da fazenda, melhor ponto produtivo da fazenda e do animal.

Para isto, utilizamos a ferramenta de Plano Tático de Pecuária de Corte Cargill  que possibilita definir metas financeiras e operacionais anuais, estruturando diretrizes da empresa, com índices matematicamente conectados. Esta é a aplicação clara da metodologia de Gestão por Diretrizes, em que os índices Estratégicos são estratificados anualmente e estes são distribuídos em todos os níveis da empresa, reforçando o conceito causa-efeito entre os níveis Estratégico, Tático e Operacional.

Com a possibilidade de utilizar diversas categorias animais dentro de cada sistema produtivo (Pasto ou Confinamento) e definir estratégias nutricionais com respectivas predições de ganho de peso, esta solução é capaz de, em poucas horas, arquitetar um Plano Tático Anual e realizar o melhor cenário rentável do negócio.

Parte importante do planejamento são as Movimentações de Rebanho, (Compra, Venda, Nascimentos, Mortes e Transferências de Categoria) definindo a sazonalidade que impactará no Fluxo de Receitas e Despesas.
As movimentações sempre levam em consideração 3 métricas: Quantidade de Animais, Peso Médio e Valor.

 

Após todos os inputs operacionais e financeiros, no relatório de Fluxo de Caixa são demonstradas as Entradas e Saídas de Capital ao longo do ciclo produtivo e possibilitando o gerenciamento simples da Necessidade Mínima de Capital de Giro para execução do plano e simulação de Captação e Pagamento de Empréstimos, se necessário.

 

Feito o orçamento, todos passam a conhecer as metas e os objetivos da empresa, no mínimo para um ano. No Board de Metas são discriminadas as metas de Nível Estratégico e Tático por Núcleo Gerencial com os índices-chave do Plano Tático Anual. Importante que os responsáveis de cada setor tenham estes números como diretriz para montarem seus planos de ação durante o ano.

Entre várias outras funcionalidades da ferramenta, o Planejamento e Controle de Produção de Produtos a Pasto e Confinamento projeta a evolução de estoques de cada insumos e a necessidade de compra dos mesmos a cada mês, sendo uma grande solução de gerenciamento de estoque mínimo e adequação de Fluxo de Caixa.

Execução e Acompanhamento

Não basta apenas realizar o planejamento estratégico e o orçamento empresarial e depois abandoná-lo em uma “gaveta”.

É necessário realizar o seu acompanhamento periodicamente, ou seja, comparando o que foi previsto com o realmente está sendo realizado, corrigindo e redirecionando as ações a fim de assegurar o atingimento das metas e objetivos estratégicos definidos.

O ideal é que a exista uma Sistemática de Check de Metas com frequência de acompanhamento por nível gerencial, sendo que indicadores de gestão de rotina, são acompanhados diariamente e a gestão do Plano Tático é realizada mensalmente.

Em setores voláteis como a Pecuária de Corte, é indicado que se faça uma revisão de planejamento a cada 3 meses ou por necessidade, caso o mercado sofra alterações relevantes e de impacto imediato.

 

Vale ressaltar mais uma vez os fantásticos ganhos de motivação e envolvimento da equipe, uma vez tendo participado da confecção do orçamento, todos passam a conhecer as metas e os objetivos da empresa e passam a buscar de forma sinérgica bater suas metas individuais e setoriais, para que a empresa possa atingir suas metas globais.

Conte com o time Nutron para definir a estratégia mais rentável do seu negócio. Fale com seu consultor Nutron e deixe seu negócio mais eficiente e lucrativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE:

Conheça Probeef a linha de suplementação em pasto da Nutron e acompanhe as novidades na página da Probeef no Facebook



Versão de Impressão Versão de Impressão