Quando o assunto é cria muitos são os questionamentos levantados. Alguns acreditam que recria e engorda são melhores atividades que a cria. Já outros dizem que, dependendo da região, focar em um ciclo completo com cria, recria e engorda vale mais a pena. O fato é que no entorno dessa discussão existem alguns fatores que podem determinar e até mesmo tornar desse, um cenário promissor. (Exagro – Maio 2011)

 

Pensando em um cenário macro, observamos que a agropecuária brasileira passa por um momento muito singular, há know-how, rentabilidade e até, porque não, uma indústria do agro que movimenta e incrementa a renda do país e o faz “girar”, mas há também um setor que começa a entender e pesquisar cada dia mais sobre formas de produzir mais em espaço menores. Para a pecuária não é diferente. Diante desse pensamento, otimização de crias que possam render mais e de matrizes que possam produzir mais crias é talvez um “gap” importante do mercado e, que oferece oportunidades.

 

A cria precisa oferecer qualidade, mais peso e mais saúde para ser mais rentável e ofertar ao próximo na cadeia de valor, um agregado que o possibilite ter uma recria e engorda que gere bons resultados finais. Com isso, investir no início do ciclo pode ser muito interessante.

 

Vacas mais férteis e bezerros mais pesados, dependem muito da estratégia adotada pelo produtor em sua fazenda. E ela começa na nutrição da matriz e se estende a cria, afinal a matriz melhor nutrida ofertará bezerros mais fortes e desmamados mais rápido o que auxilia na redução das despesas da granja. Bezerros melhores e com sistema imune mais fortalecido começam a pastar mais cedo e se bem nutridos e digerindo melhor as pastagens podem ter aumento de seu desempenho o que resultam em mais peso na hora da venda.

 

3 Dicas para uma cria mais rentável

 

As três dicas para que a cria seja ainda mais rentável são:

  • Cuidar das instalações, bem como iluminação, hidratação são fatores cruciais para a sanidade do animal;
  • Suas matrizes são a geração da sua principal fonte de renda e por isso, para que elas sejam mais férteis e produzam mais crias precisam ter qualidade superior a qualquer outro animal;
  • Alimentação e complementação nutricional dos bezerros é primordial para que eles tenham um sistema imune fortalecido, comecem a pastar antes e tenham ganho de peso.

 

A Cargill Nutrição Animal por meio das marcas Nutron e Integral tem um modelo nutricional específico para as crias e uma série de produtos que são recomendados para esta fase (Probeef Bambini Creep, Probeef Bambini CR e Probeef Pré-Parto)

 

 

 

 

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. Há 23 anos no País, a marca sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

 

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham.   No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

 

 

 

 

 

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