Tecnologias para a nutrição de precisão na avicultura

Com a constante modernização da avicultura e com as margens cada vez mais justas, são cruciais as tomadas de decisões que permitam que as aves expressem todo seu potencial genético. Cada empresa avícola possui sua realidade, números e objetivos no mercado. Entretanto, a busca comum é gerar retorno financeiro positivo, mantendo todos os princípios que garantam a sustentabilidade do negócio, do meio ambiente e da sociedade.

A nutrição de precisão é essencial neste processo de reconhecimento de oportunidades, de redução de desperdícios, além da definição de como, quando e onde investir. Reconhecendo que o olhar precisa ser amplo, avaliando toda a cadeia de produção, a Cargill Nutrição AnimalNutron tem desenvolvido tecnologias que vão ao encontro às necessidades de se evoluir para uma nutrição estratégica (de precisão) na avicultura.

Nutrição estratégica de aves

A utilização de tecnologias como NIRs (Near Infrared Spectroscopy) gera informações para os nutricionistas otimizarem, de forma rápida e periódica, as formulações. Hoje, como evolução, a Cargill Nutrição Animal – Nutron utiliza o sistema MaxiNIR® que, através de uma interface, conecta o NIR em linha à formulação, ajustando em tempo real as matrizes nutricionais dos ingredientes da fábrica de rações e, dessa forma, traz automação no processo de formulação e produção das empresas.

Este procedimento permite reduzir as margens de segurança nas formulações das dietas e, consequentemente, os seus custos. Além disso, a redução da margem de segurança permite diminuir o substrato remanescente no trato gastrintestinal dos animais, dificultando o desenvolvimento microbiano indesejável e reduzindo a quantidade das excretas, poluidoras ambientais.

A tecnologia NIR em linha MaxiNIR® pode diminuir a variabilidade dos resultados zootécnicos, pela garantia de que os animais serão alimentados com dietas estáveis, do ponto de vista de suas composições nutricionais, atendendo plenamente o planejamento estabelecido pelos nutricionistas, por meio de suas formulações, por entregar às aves de forma mais precisa o que está “no papel”, definido pelo nutricionista.

CNS™ – Cargill Nutrient System

Sabendo que as matérias-primas variam de qualidade, e considerando que o aproveitamento dos nutrientes muda com a idade das aves, a Cargill Nutrição Animal – Nutron desenvolveu o CNS™ (Cargill Nutrient System), tecnologia aprimorada por muitos anos de trabalho, por meio de análises em seus laboratórios de nutrição. Esta tecnologia permite que nutrientes e coeficientes de digestibilidade, definidos pelas curvas exclusivas de NIR, suportem equações de predição, visando a otimização econômica do uso dos ingredientes.

TechBro Flex™ e Panorama™

Com foco em rentabilidade e possibilitando que exista um link entre estratégias nutricionais e de produção, especialistas da Cargill Nutrição Animal – Nutron desenvolveram dois modelos matemáticos de otimização não linear das dietas para frangos: TechBro Flex™ e Panorama™. Estas ferramentas permitem a definição de soluções personalizadas das dietas. Elas são baseadas não somente nos custos dos ingredientes e dos nutrientes, mas empregam dados de produção da empresa avícola, com base nos resultados de seus produtores. Elas permitem criar cenários para apoiar nas tomadas de decisões nutricionais e de produção das aves. Com elas, é possível encontrar o ponto de equilíbrio entre as metas de resultados econômicos e os investimentos para que isto se torne realidade, permitindo ajustes contínuos das estratégias do negócio.

A possibilidade de planejar, monitorar e medir os resultados das ações tomadas tem sido um grande diferencial destas tecnologias. Com o intuito de prestar serviço de suporte nestas avaliações, a Cargill Nutrição Animal – Nutron criou um setor com especialistas em produção animal, que atua no gerenciamento de dados dos clientes, chamado Data Management. Os profissionais que trabalham nesta área organizam as informações provenientes dos produtores da empresa avícola, analisam as relações entre os parâmetros disponíveis e orientam a interpretação e a utilização efetiva do conteúdo de bancos de dados.

Todas estas tecnologias e serviços permitem transformar as informações em ações, apoiando o gerenciamento dos nutricionistas, dos técnicos de produção, dos avicultores e dos empresários, mantendo as empresas competitivas neste segmento cada vez mais desafiador.

 

Saiba mais sobre as soluções da Cargill Nutrição Animal – Nutron para Aves: Clique aqui!
Conheça também a tecnologia NIR em linha: MaxiNIR® – Clique aqui!

COMPARTILHE:


Versão de Impressão Versão de Impressão